A sazonalidade do mundo da moda

O mundo da moda está sempre em constante mudança, e isso depende sempre das épocas do ano.

De uma forma geral, a moda é dividida em duas coleções: a coleção de primavera/verão e outono/inverno. Na primeira metade do ano, mas com início no final de novembro, todos os olhos se voltam para a coleção de verão: shortinhos, saias, vestidos, blusinhas, rasteirinhas, chapéus, e outros, são os principais atrativos dessa coleção. Mesmo com tendências que variam conforme o ano da moda no que diz respeito às cores, modelos e tecidos, no verão geralmente os tecidos são mais leves e as cores variam: em alguns verões elas são chamativas e fortes, enquanto em outras, os tons clarinhos predominam.

Lá pelo mês de junho, o clima nas ruas e o ventinho forte e gelado já nos indica que vem uma mudança de estação. Por conta disso, as lojas e grifes começam a preparar as suas coleções de outono/inverno, que é quando as roupas mais pesadas tomam conta do mundo da moda.

Agora, casacões pesados, calças mais quentinhas, cores mais fortes, tricôs, botas e roupas, de forma geral, mais trabalhadas e com muito mais tecido chegam às lojas, para aquecerem homens e mulheres que adoram estar por dentro de todas as tendências da moda.

E é assim que esse ciclo funciona: o mundo da moda é dividido em duas estações. Enquanto uma delas está em venda no Brasil (a de verão/primavera 2014, por exemplo), a de inverno já está sendo produzida pelas grifes, que já sabem quais serão todas as tendências do mundo da moda por desfiles e eventos de praxe que acontecem nos principais centros da moda: Milão, Paris e Nova York.  Sendo assim, nós não ?prevemos? as tendências, mas as seguimos, considerando que, em muitos desses lugares, já é inverno quando ainda estamos no verão, o que faz com que as grifes brasileiras saiam beneficiadas: já sabem o que será bem aceito e o que não será.

A maioria dos eventos e desfiles de moda não acontece somente em um dia, mas em uma semana completa, e é por isso que, geralmente, encontramos o termo ?Fashion Week? ou ?Semana da Moda?.

As épocas em que mais acontecem desfiles são em maio (pré-coleção de verão) e em novembro (pré-coleção inverno). Porém, de uma forma geral, eles acontecem por todas as épocas do ano.

No Brasil, os eventos de moda mais importantes são os instalados em nossos principais centros urbanos da moda: São Paulo e Rio. Sendo assim, o ?São Paulo Fashion Week? e o ?Fashion Rio? são os principais desfiles do país. Já internacionalmente, os principais eventos de praxe estão concentrados em Milão, Oxford, Paris e Nova York.

Também fique atento para os eventos que são realizados pelas grifes de roupas mais famosas do mundo: Dolce and Gabbana, Tommy Hilfiger, Coco Chanel, Calvin Klein, Prada, Colcci, etc. Todos esses desfiles são realizados visando mostrar as coleções que foram criadas exclusivamente por essas grandes marcas, considerando as tendências do mundo da moda no momento.